sexta-feira, 5 de julho de 2019

A ANTECIPAÇÃO EM SONHOS DA RELAÇÃO ENTRE PACIENTE E TERAPEUTA


Resultado de imagem para SONHOS JUNGExistem os numerosos sonhos de início de terapia que nem tocam na etiologia, mas sim em questões bem diferentes, como, por exemplo, o relacionamento com o médico. Para ilustrá-los, vou relatar três sonhos que uma mesma paciente teve ao iniciar sua terapia com três analista diferentes.

Primeiro sonho: "Tinha que atravessar a fronteira do país; não encontro essa fronteira em parte alguma e ninguém é capaz de me dizer onde fica".
Este tratamento foi interrompido pouco depois de iniciado, por não ter dado resultado algum.

Segundo sonho: "Tinha que atravessar a fronteira. A noite está escura e não consigo encontrar a alfândega. Depois de procurar por muito tempo, descubro uma luzinha a grande distância e presumo que a fronteira é ali. Mas, para chegar até lá, tenho que atravessar um vale e uma floresta muito escura. Nisso perco o meu rumo. Percebo então a presença de alguém. Está pessoa me agarra, de repente, feito doida. Acordo amedrontada".
Este tratamento foi interrompido. Não durou mais que umas poucas semanas, por ter ocorrido uma identificação inconsciente entre o analista e a analisanda, o que provocou a sua total desorientação.

Terceiro sonho foi no início do tratamento comigo: "Tenho que atravessar uma fronteira. Aliás, já me encontro do outro lado, dentro do edifício da alfândega Suíça. Estou apenas com uma bolsa e acredito que nada tenho a pagar. Acontece que o funcionário da alfândega mete sua mão dentro da minha bolsa e, para maior espanto meu, tira de dentro dois colchões inteiros".
A paciente casou-se durante o tratamento comigo. Antes de começar, tinha as maiores resistências ao casamento. A etiologia das resistências neuróticas só se tornou visível vários meses depois. Nesses sonhos iniciais não havia referência a ela. Os mesmos eram antecipações e previam as dificuldades que encontraria com cada um dos terapeutas.
Que esses sonhos sirvam para mostrar que muitas vezes eles são antecipações e que, se são observados por um enfoque puramente causalista, podem perder seu verdadeiro sentido. Eles dão uma informação inequívoca sobre a situação analítica, que, quando captada corretamente, pode ser do maior valor terapêutico.
O médico n° 1, ao identificar corretamente a situação, encaminhou a paciente ao médico n° 2. Nesta segunda tentativa, a paciente tirou suas próprias conclusões do sonho e resolveu deixá-lo. Devo dizer que a minha interpretação a decepcionou, mas o fato de que, no sonho, ela já havia atravessado a fronteira, ajudou-a decisivamente a perseverar, apesar de todas as dificuldades.
C. G. JUNG - AB-REAÇÃO, ANÁLISE DOS SONHOS E TRANSFERÊNCIA 16/2



Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário